O QUE É EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA?

A educação humanitária é uma metodologia que ensina crianças, jovens e adultos a serem pensadores críticos e criativos, inspirando respeito e empoderando-os a tomarem decisões conscientes.

Ela aborda valores positivos que, quando internalizados, vão influenciar as escolhas do indivíduo durante toda a sua vida. É baseada na informação e sensibilização para o despertar da compaixão, solidariedade e ética, contribuindo para uma sociedade justa e pacífica.

Modelo de educação ampla, a educação humanitária contempla a relação do ser humano com ele mesmo, com as pessoas, com os animais e com todos os outros seres da natureza, focando sempre na ética, no respeito, na compaixão, na liberdade e não violência. Com essa sensibilização, promove a reflexão sobre as consequências de nossas ações e consumo no planeta.

A educação humanitária busca olhar o planeta e a vida de maneira macro, compreendendo o sofrimento no mundo de forma biocêntrica, levando em consideração também todos os entes da natureza, e não apenas a ótica social e humana.

Ela traz reflexões importantes a respeito de um modo de vida saudável e pacífico, uma vida simples e ecológico, que tenha o respeito pela vida como um princípio a ser seguido e repassado. É um modelo de educação inovador e transformador, pois contempla todas as faixas etárias, observando a realidade de vida de cada aluno e o que ele pode transformar no seu dia a dia para construir um mundo melhor para todos os seres. Ela integra educação ambiental, educação em valores, educação em direitos humanos, direitos animais, educação política, análise de mídia e cultura e vai mais além, pois tem como foco a harmonia e a contemplação de toda a natureza em suas diversas formas de vida. 

Educação Humanitária por Francisco Athayde, educador humanitário 

"Por viver a educação humanitária há mais de sete anos e dedicar a minha vida a levar esse modelo de educação para crianças, jovens e adultos, posso dizer: a educação humanitária é a chave para revermos nossos comportamentos e consumo no planeta e cessarmos a violência que infligimos contra os seres da natureza. Com ela, iremos despertar e voltar nosso olhar para a vida, para os oprimidos, para os que sofrem, para os que precisam de nossa ajuda. Iremos nos questionar profundamente e rever nossa relação com nós mesmos, com as pessoas, com os animais e com a natureza. Nossa consciência será direcionada a nos colocarmos no lugar do outro, nos fazendo compreender não só a dor ou a alegria dos seres, mas nossa ignorância e a dos demais seres humanos. Com ela, deixaremos de julgar e condenar o outro, e focaremos nossa energia em trazer ao mundo soluções e comportamentos justos e pacíficos. Partiremos para uma busca, não somente por ações humanitárias momentâneas ou assistencialistas, mas, sim, pelo conhecimento, para sermos justos e prevenirmos o sofrimento por meio de ações diárias conscientes, contemplando todos os seres da natureza. A educação humanitária nos conduz a perceber os elos que existem na natureza. Uma vida simples também será entendida como a forma mais rica de viver e o consumismo, como o resultado mais concreto da distância a que chegamos em compreender e respeitar a natureza".

© 2023 por crianças da áfrica. Orgulhosamente criado por Wix.com

Ligue:

71- 9 9332 4640 (Whatsapp e Tim)

 

Endereço: 

Abrantes, Camaçari- BA